Quem Nunca…

Em tempos bem distantes nunca teria coragem de comprar um software, até mesmo o meu windows era pirata. Polêmicas a parte, não aceitava pagar pequenas fortunas para ter meu computador totalmente nos conformes.

Até onde dava usava sempre uma partição da maquina com linux e seus softwares. Aff!!

Os puristas vão me odiar, mas, nos primórdios do linux, em maquinas comuns e já com alguma usabilidade era um inferno trabalhar.

Uma linha de comando no Shell para abrir uma calculadora não era o que eu considerava como usável e os ambientes gráficos engatinhavam.

Voltando ao assunto…

No momento deste texto, quase não uso softwares piratas, ou melhor não gosto de softwares pirateados, por razões diversas, mas principalmente pelo custo, enfim por este período não justifica mais piratarias.

O windows, já vem agregado sem afetar o custo final da maquina, apesar de ser ilegal, é uma pratica comum vender o windows junto com o PC. Não gosto da pratica mas até já comprei windows em algumas promoções por míseros reais.

Jogos, em outras épocas, nem pensar…

Hoje compro na Steam jogos fantástico por poucos reais.

Em tempos outrora, não dava pra comprar mesmo, as vezes o software custava mais que a máquina.

Hoje ainda tem uns softwares que ainda custam uma pequena fortuna, mas são poucos e estão perdendo terreno.

Quem não é da área comercial, não precisa hoje em dia gastar fortunas, pois grandes empresas já viram que não adianta dar murro em ponta de faca.

Para estudantes, dezenas de softwares são fornecidos de forma gratuita, sem muita burocracia.

Microsoft e Autodesk são algumas delas.

A Adobe já engatinha num formato similar, mas ainda não da para usar alguns softwares…

A Corel, se tem algum programa eu não sei, e seus softwares não são uma maravilha quando se refere a preço.

Google e Facebook dão tudo de graça, mas no fundo querem um figado e um rim seu, convenhamos, se não tem problema com privacidade, não é tão caro.

Enfim tudo isso para dizer que apesar de estar quase tudo em ordem no meu computador, infelizmente em função do olho grande de algumas empresas ainda uso, cautelosamente um ou outro software pirata, mas não  me sinto a vontade, pois sei que de alguma forma, quem disponibiliza pirataria na internet não é santo ou mesmo uma  alma caridosa.